
Juliana Schneider, Consultora Sênior, Transformação e Cultura
Juliana Schneider é consultora, facilitadora, pesquisadora e poeta. Formou-se mestra em Ciências Holísticas (2011-12) na escola de sustentabilidade Schumacher College na Inglaterra, onde residiu por 3 anos como aluna, facilitadora e coordenadora. Retornando ao Brasil, em 2014, funda com outros ex-alunos a Escola Schumacher Brasil, combinando a inspiração do Schumacher College com as conexões tecidas em território brasileiro. Foi Diretora e professora da Escola até 2020, e desde então atua como consultora e mentora junto de organizações ao redor do mundo com foco em processos de transformação, cultura e desenvolvimento de liderança, informada pelos insights da teoria da complexidade. Faz parte de um coletivo internacional de pesquisa com abordagem fenomenológica – Schumacher Society, junto do qual escreve um doutorado em parceria com a Universidade de Plymouth (Inglaterra). Sua pesquisa propõe uma atenção ao efêmero, ao fragmento e ao instante nos processos de organização humana, trazendo como principais referências a arte e literatura.
Alguns projetos coordenados e desenvolvidos por Juliana:
- Curadoria e facilitação de imersões, no Brasil e no exterior, voltados para liderança com temas como ecologia profunda, pensamento complexo, metodologias experienciais e liderança perceptiva.
- Coordenação e redação do relatório O Pensamento Complexo na perspectiva da sustentabilidade e do olhar de Ricardo Young.
- Co-idealizadora e facilitadora do programa Práticas Políticas Transformadoras, em parceria com Izabella Cecatto e Ricardo Young.
- Facilitadora de conversas complexas em organizações do terceiro setor e empresas familiares.
- Desenvolvimento de programa de educação holística como consultora do Centro de Conservação Kadoorie Farm and Botanic Garden em Hong Kong (em andamento).