A síntese de uma experiência transformacional vivida por José Eduardo de Oliveira Filgueiras – Gerente de Departamento na organização Eletrobrás Eletronorte Brasília DF.
“Ao longo do percurso do Relacionar-se Bem tive a oportunidade de realizar diversas reflexões, antes ofuscadas pela minha rotina intensa de compromissos profissionais e pessoais.
Percebi ao final da jornada que a prática de cada semana de registrar os valores infinitos como ato de generosidade para outras pessoas era na verdade o retrato do que necessitava praticar mais na minha vida e que, por falta de tempo ou por comodismo, acabava não dando a devida prioridade.
Relacionei abaixo uma síntese dos meus valores infinitos relatados semanalmente e percebi que, de fato, são práticas que desejo sinceramente ter mais presentes na minha vida e desejo realmente que outras pessoas também possam experimentá-los:
● Seja aberto a novas experiências, saindo um pouco da inércia e zona de conforto, e reserve um tempo do dia para investir em si mesmo.
● Preste mais a atenção nos sinais gerados pelo seu corpo.
● Dedique um pouco mais de tempo a ouvir com atenção as pessoas e incentivar que elas digam o que lhes desperta interesse. É humano, cortês e lhe trará frutos.
● Depreciar o trabalho dos outros não valoriza em nada o seu trabalho.
● Nem tudo está no nosso controle. Quando aceitamos isso, nos libertamos de diversos males.
● Dedique um tempo do seu dia para ser generoso com as pessoas ao seu redor. Como um jardim, as relações também precisam ser regadas para que tenhamos “flores vistosas”.
Percebi também nesse percurso que as práticas propostas surtiram efeitos positivos nos meus relacionamentos pessoais e profissionais, com destaque para a meditação, que me ajudou reestabelecer o equilíbrio da minha mente e pensar com mais clareza, e para a prática de utilizar as virtudes como antídotos para neutralizar as emoções tóxicas, que me ajudou a reduzir o meu nível de estresse e ter mais o controle das minhas emoções.
O valor infinito que levarei após essa jornada é que: vivemos em mundo onde as interações acontecem o tempo todo e saber se relacionar com as pessoas é certamente uma das mais valiosas habilidades e virtudes que existem. Ignorar essa condição significa deixar de explorar um campo de possibilidades e crescimento em diversas dimensões. Portanto, precisamos investir nas nossas relações para nos tornarmos melhores profissionais e, acima de tudo, melhores seres HUMANOS.”