(41) 3029-7067 | contato@uexp.com.br

Raízes, História e Pilares

UEXP / Quem Somos / Raízes, História e Pilares

NOSSAS RAÍZES

Construir um legado, deixar uma marca positiva no mundo.

Trazer aprendizados que poderiam demorar décadas para acontecer através de experiências transformadoras.

Plantar nos participantes, uma semente para que seja o início de uma jornada que dará origem à árvore como um todo.

Arvore-Nova

Não medir valores pela grandeza da árvore, mas sim, pela resiliência das raízes e se as futuras gerações poderão desfrutar de sua sombra e de seus frutos.

Agregar transformações práticas no dia-a-dia para que as mudanças e os valores sejam reais e profundos à vida das pessoas.

A Universidade da Experiência é a evolução de uma semente plantada em 1997. É dela que brota o sentido de nossa existência.

NOSSA HISTÓRIA

O que faz uma história de 12 anos ser uma coleção de experiências memoráveis?

Tudo começou em 2007, quando Mariah Endo reuniu os conhecimentos de 17 anos no mundo corporativo, 7 anos na direção da Amana-Key e uma década de iniciativas voluntárias, para fundar a Universidade da Experiência. Foi na UEXP que ela materializou toda sua sensibilidade, conhecimento, bagagem de vida e capacidade de liderança.

Ao longo do percurso, vivenciamos momentos inesquecíveis que marcaram nossa história e nos fizeram chegar até aqui:

2007 :: É criado o Programa FOCCUS , voltado aos high potentialde organizações públicas e privadas.

2008 :: Começa um novo programa: o OPEN DOJÔ. Um programa social, voltado para jovens universitários de todas as áreas de formação.

2009 :: Mais um programa ganha vida: Programa Liderança Transformadora, voltada para a média e alta liderança.

2010 :: UNITAR demonstra interesse pela nossa metodologia, resultando em um acordo de cooperação por 2 anos com a divisão de Pesquisa e Treinamento do Instituto das Nações Unidas, com sede em Genebra.

2012 :: Nossa metodologia recebe o registro como obra intelectual pela Fundação Biblioteca Nacional, por meio do seu escritório de Direitos Autorais (EDA), com sede no Rio de Janeiro.

Trocamos experiências com escolas de liderança na Espanha, Inglaterra e Dinamarca – uma viagem que nos fez voltar com um toolbox repleto de novidades.

É criado o Programa INSIGHTERS: voltado para média e alta liderança, com foco na prática da liderança colaborativa e integrativa com ênfase no desempenho coletivo.

Foi um ano marcado por programas in company como o PDLGS no ISC -Tribunal de Contas da União, Líder Coach e Seminários sobre feedback na ITAIPU, Teambuilding na Renault, PPNL na Eletronorte Eletrobrás, entre muitos outros.

2014-2016 :: Continuamos fazendo pontes através dos Programas FOCCUS e INSIGHTERS.

2017-2018 :: Nasce a ODISSEIA, voltada para a inovação no jeito de transformar realidades. Foi um intenso período de aprendizado e reflexões sobre a dinâmica da transformação em ambiente corporativo.

2019 :: Completamos 12 anos de existência, com mais de 15 mil horas acumuladas de prática, e aproximadamente 7 mil pessoas fazendo parte de nossas Experiências de Valor.

2020 :: Nasce uma nova UEXP: mais presente digitalmente, com uma metodologia ainda mais consolidada e aberta para o diferente.

NOSSOS PILARES

Compaixão

Acreditamos no poder da Compaixão. A compaixão nos impele a ação, não basta ser compassivo. É preciso agir, do ponto de vista individual e coletivo.

Do ponto de vista individual, a ação envolve superar as distorções e a pequenez do nosso próprio espírito. Essa atitude leva a um estado de calma. É a ação além da compaixão.

Do ponto de vista coletivo ou social, quando estamos realmente decididos a ajudar os outros, também temos que nos envolver, agir em benefício de outros, do grupo, da empresa, da sociedade.

Interdependência

Quando compreendemos que estamos interligados a tudo e a todos – mudamos a atitude e o comportamento.

Acreditamos que um dos maiores desafios da atualidade é assegurar a integração criativa entre o econômico, o social e o ecológico.

Esse imperativo da atualidade corresponde a três escalas de tempo: a curto, a médio e a longo prazo, às quais se sobrepõem três tipos de interesses – os nossos, os de nossos próximos e os de todos os seres.

Responsabilidade

Acreditamos que as relações profissionais, afetivas e sociais representam um convite para aprimorar nossas habilidades humanas, colocando-as em ação e manifestando nossa capacidade em responder.

As relações existentes que cultivamos em diferentes dimensões exigem diferentes níveis de resposta, habilidade, talento e nível de intuição para lidar com a situação.

Quando respondemos com respeito, de maneira compassiva e autêntica, o nível de todas as nossas relações muda para melhor.

 

Voltar para o Topo