Metodologias Autorais

Valorizamos o conhecimento “vivo”, àquele que foi profundamente realizado em nós e posto em prática.

A metodologia desenvolvida pela Universidade da Experiência baseia-se em uma das melhores fontes de ensinamentos para uma pessoa, seja na vida profissional ou pessoal e se fundamenta na evolução das formas tradicionais de oferecer valor ao mercado – das commodities, dos produtos, dos serviços que evoluem para a quarta modalidade de valor: a experiência.

Do Latim Experientia – s. f. – ato ou efeito de experimentar; observação; experimentação; ensaio; prova; tentativa; a prática, por oposição à teoria; habilidade e perícia adquiridas com o exercício de uma arte ou ofício; conhecimentos resultantes de vivências subjetivas; soma de conhecimentos.

Filos.,- conhecimento transmitido pelos sentidos.

Cient. – exercício que, usando aparatos ou instrumentos se destina a observar o comportamento de objetos, materiais ou organismos sob condições controladas.

 

Uma nova experiência é uma possibilidade real de inovar. Cada nova experiência oferece ao indivíduo uma oportunidade para EX-PERIMENTAR novas formas de percepção, de atuação e de expansão de seu potencial criativo, saindo de seu perímetro pessoal ele passa a ter a possibilidade real de inovar, ou seja, de voltar e trazer para dentro de seu perímetro de atuação, algo novo, um padrão diferente, um novo referencial. Quando isso acontece, as fronteiras de seu perímetro se expandem e sua forma de ver e atuar no mundo muda.

Em 2012, a metodologia obteve o Registro nº 546.564 da Fundação Biblioteca Nacional – a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.

A autora da metodologia, Mariah Endo – especialista na criação de experiências de Valor,  parte da premissa de que já não basta desenvolver um bom serviço ou bom produto: é preciso proporcionar às pessoas uma experiência de Valor inesquecível.

O Método de Valor Infinito se caracteriza por uma soma potente: foco flexível, simplicidade profunda e eficácia. Juntas, essas características viabilizam o poder concentrado do método e sua aplicação em diferentes temas e disciplinas de natureza humana.

O método é movimentado por um determinado número de “peças” que pode variar de 8 a 64 – o foco flexível do método permite essa variação. As peças reúnem informações condensadas e coletadas após o descarte de tudo aquilo que não é essencial. Restando apenas aquilo que é realmente fundamental, o indivíduo lembra, memoriza, reflete e testa o conhecimento pela experiência.

Nesse processo de continuo refinamento, o conhecimento pode atingir novas dimensões de aplicação, especialmente quando a tecnologia, a filosofia, a arte, a fotografia, a literatura, a poesia estão juntos num todo equilibrado.

O termo Valor não é incomum ser relacionado com aspecto material de uma transação monetária, uma quantidade financeira qualquer. Para Mariah, o termo Valor refere-se ao aspecto imaterial da experiência humana. Desse ponto distinto, o termo ganha várias camadas de interpretação e ao se juntar com a palavra Infinito, transforma-se  numa expressão de primeira grandeza: Valor infinito.

Uma expressão “viva”, capaz de atender aos vários anseios humanos, pois cada um é pautado por diferentes valores, e é amplo o suficiente para reverberar pontos de vista individuais e preservar o sentido para além do que pode ser visto ou tocado.

Voltar para o Topo