Formação de Talentos e Líderes Facilitadores

O programa

Para lidar com mudanças e novas realidades é preciso um novo jeito de fazer acontecer. Os processos para criar um novo jeito de fazer acontecer requerem profundidade de compreensão e envolvimento necessários para sustentar as mudanças. Em poucos anos, as organizações irão precisar de talentos internos e lideranças que facilitem novas formas de pensar e de fazer acontecer, focados no futuro, hoje.

 

O objetivo

O objetivo deste programa intensivo é qualificar os profissionais como facilitadores que precisam lidar, apoiar e conduzir processos em contextos de:

  • Dinâmicas do Relacionamento e Alavancagem do Potencial Humano
  • Mudança, Transformação e Soluções  para o Desenvolvimento Empresarial

Contar com os talentos internos e lideranças, preparados para atuar como facilitadores, uma vez que os novos caminhos começam a ser construídos junto com as pessoas que vão percorrê-los e mantê-los, é uma tendência evolutiva do mundo organizacional para encarar incertezas e desafios.

 

A quem se destina

O programa é direcionado, especialmente para talentos internos e lideranças de diferentes áreas, setores e mercados e, quaisquer outros que tenham como pressupostos os conceitos de ESG na estratégia de negócios, soluções para o desenvolvimento empresarial, o trabalho em equipe,  o foco do cliente, o fortalecimento das redes de convivência e novas perspectivas, a partir de uma visão integrada do ser humano e da empresa.

Meta-habilidades

O prefixo “meta” deriva do grego metá e indica uma reflexão crítica sobre um tema, uma situação e pode ser interpretado como algo que transcende, que está além. Meta-habilidades são amplas capacidades que ajudam a expandir o limite de suas competências, desenvolver outras habilidades que podem ser aplicadas em uma ampla variedade de funções.

Por essa razão, as meta-habilidades visam agregar novos conhecimentos e aprofundar aqueles que os participantes já possuem, associando a sua prática com o conjunto de técnicas de cooperação e integração, contemplado no programa.

Capacidade de exercer o poder com sabedoria

O poder é um verbo, implica numa ação. O exercício do poder de transformação requer sabedoria para lidar com limites, fronteiras e o status quo. Usado de forma sábia, torna-se um excepcional alavancador de energias, recursos e resultados.

Capacidade de  fazer abstrações e criar soluções criativas

A mente criadora é capaz de revelar e resolver novos problemas, questões e “espaços em branco” que as mudanças no contexto estão abrindo, para encontrar soluções criativas ao desafio do desenvolvimento empresarial e humano.

Capacidade de relacionamento e de honrar a dinâmica da diversidade humana

Capacidade de compreensão das diferenças entre os seres humanos e assim, ser capaz de promover a manifestação das melhores qualidades das pessoas, principalmente porque os processos de transformação não ocorrem isoladamente. São comunidades de pessoas comprometidas que produzem as transformações.

Capacidade de conectar, comunicar, dialogar e inovar

Conectar as pessoas umas às outras e às ideias para cultivar relações através de ambientes saudáveis à comunicação espontânea, ao diálogo construtivo e aos processos de convivência.

Essa capacidade atribui importância à qualidade do ambiente de pensamento, que ora será abordada por uma das técnicas selecionadas do programa.

Capacidade de gerar aprendizagem

Capacidade de integrar ideias de diferentes disciplinas ou áreas em um todo coerente e de transmitir essa integração para gerar novos saberes e aprendizagem para outras pessoas.

Capacidade de evolução contínua

Capacidade de reconhecer a evolução inerente à natureza humana, neutralizando a tendência à acomodação, à cristalização e à repetição de padrões habituais que limitam a própria evolução.

Capacidade de autoconhecimento e de servir

Capacidade permanente de ir em busca da verdade interior, sem impor essa verdade aos outros, mas disponibilizá-la no serviço incondicional ao Bem Comum.

Técnicas de Cooperação e Integração

AMBIENTE DE PENSAMENTO (THINK ENVIRONMENT)

Uma vez que a qualidade de tudo o que é feito depende primeiro da qualidade de pensamento que se tem, e esta, depende da forma como as pessoas interagem e se tratam umas às outras, é necessário criar ambientes em que todos possam pensar por si mesmos e contribuir com as soluções aos desafios diários.

CONVERSAS CIRCULARES

O círculo é uma forma antiga, resignificada no campo das organizações ressurge como uma metodologia moderna e altamente versátil. Permite adicionar valor, na medida em que as pessoas em círculos apoiam-se umas às outras e se descobrem através da conversa e do diálogo profundos. O círculo pode mobilizar o potencial de mudança individual e coletivo, inspirando novas formas de pensar e atuar no mundo.

DEMOCRACIA PROFUNDA (DEEP DEMOCRACY)

A Democracia Profunda é uma abordagem de facilitação de grupos, que foca na consciência das vozes – formas de se expressar – tanto centrais quanto marginais, incluindo as opinões e visões das minorias para que as decisões sejam tomadas de forma mais sábia. Ao se permitir levar a sério eventos aparentemente insignificantes, pode-se muitas vezes reinterpretar conflitos internos ou em grupos. O seu aspecto profundo vem de uma busca para ir além da troca de ideias e trazer à tona crenças, valores e emoções.

INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA (APPRECIATIVE INQUIRY)

É uma estratégia para a mudança intencional, boa para se trabalhar em planejamento estratégico e resolução de questões complicadas, envolvendo todas as partes. A base é identificar o melhor do que existe, a partir de um olhar positivo, para projetar uma visão de futuro compartilhada e co-criar o design adequado para realizá-la.

MAPEAMENTO INOVADOR DE DECISÕES (DECISION MAPPING)

Método heurístico de inovação, diagnóstico e processo decisório que explora de maneira profunda os sintomas, mapeia os resultados desejados, a partir das análises e escolhas das partes mais críticas para o seu sucesso, além de possíveis obstáculos.

NARRATIVAS DE VALOR (STORYTELLING)

Storytelling é a  arte de estruturar histórias para compartilhar o conhecimento através de narrativas, utilizando elementos que despertam o interesse através da emoção, para envolver o público. Ao contar histórias é possível dar contexto a temas complexos, compartilhar ideias, apresentar temas do seu interesse, provocar uma mudança de comportamento e/ou levar as pessoas à ação.

CAFÉ PRÓ-AÇÃO (PRO-ACTION)

Conduzir um Café Pró-ação move as pessoas do engajamento passivo para o engajamento ativo no processo de implementar mudanças para eliminar a burocracia e resolver, de maneira eficiente e realista, entraves e problemas organizacionais. Pode ser aplicado para uma rede de pessoas ou para grupos específicos, em organizações ou comunidades.

Metodologia UEXP

A exclusiva metodologia UEXP baseia-se no aprendizado experiencial. A metodologia leva o participante no centro do processo de pensar, criar e fazer acontecer, despertando o senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado.

O estímulo ao pensar por si mesmo e à experimentação, baseada em situações reais trazidas pelos próprios participantes, leva à ação e conseguinte reflexão sobre o que foi vivido e, em torno desse ciclo, organiza-se a compreensão do processo de forma mais ampla.

Como acontece

O Insighters é realizado na versão intensiva de cinco encontros presenciais, com aporte teórico-prático, trazendo conhecimentos testados pela experiência e histórias reais. Ao final, reflexões sobre o melhor do pensamento coletivo em facilitação.

Mesclando o aporte teórico-prático feito em sala de aula com intervalos de prática de que podem variar entre 15 a 30  dias no contexto da vida profissional e pessoal, o INSIGTHERS acompanha a evolução dos participantes e oferece apoio da mentoria UEXP.

No encontro final, é realizada a apresentação dos trabalhos dos grupos que materializa a jornada completa do facilitador.

Calendário 2023

Edição Curitiba Presencial
Inscrições encerradas – Turma em andamento.

Encontros presenciais
21 e 22  set
19 e 20 out
09 e 10 nov
23 e 24 nov
14 e 15 dez

Local: Impact Hub Curitiba Coworking
Endereço: Rua Fernando Amaro 60 – Alto da XV

O acesso ao local a partir das 8h30

Horários dos Encontros
 8h30 às 17h00

Calendário 2024

18ª Edição – Curitiba
Inscrições Abertas

Encontros presenciais
18 e 19 abr
09 e 10 mai
30 e 31 mai
20 e 21 jun
10 e 11 jul

Local: Impact Hub Curitiba Coworking
Endereço: Rua Fernando Amaro 60 – Alto da XV

Horários dos Encontros
 8h30 às 17h00

Valor de investimento 2024:

Valor: de R$ 5.900,00 (cinco mil e novecentos reais)
Parcelado em até 3 vezes sem juros

Duração total: 96 hrs

Horário: 8h30 às 17h30

Modalidade presencial em Curitiba.

In Company
Leve uma experiência enriquecedora para sua empresa.

Entre em contato.

    Nome completo

    Seu e-mail

    Celular + DDD

    CPF (apenas números)

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade e Termos de uso da UEXP.

    DEPOIMENTOS 16ª EDIÇÃO – de 06 out. a 14 abr. de 2023

    “O Insighters foi uma experiência vivenciada de maneira intensa, sincera, simples e com nuances de complexidade que tornaram os encontros memoráveis! Que bom se todos pudessem viver momentos como o que tivemos a honra de ter nos últimos! Que jornada meus amigos e amigas🔝.” Gislândia Silva – Leader Development – Electrolux

    “O Insighters foi uma experiência incrível, de muita troca, reflexão e profundidade. Foi uma verdadeira imersão de autoconhecimento e aprendizado de técnicas sociais encantadoras. Facilitar é uma arte e um caminho sem volta, com certeza, pois os resultados são imediatos.” Mariana Mickosz Ravedutti Paul – Diretora geral – E-Feito

    O Insighters foi uma experiência com muito significado. Uma jornada transformadora, com aprendizados que superam o âmbito profissional e que possibilitou a criação de conexões com um valor imensurável.” Paula Turra Grechinski – Chefe de Gabinete na Secretaria  de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI

    “O Insighters foi uma experiência transformadora que me ajudou a preparar um novo ciclo de crescimento para minha vida ao lado de pessoas maravilhosas. Destaco a aplicabilidade das ferramentas e o DNA de aprendizagem através da experiência. Parabéns!” Paulo Roberto Basso Machado – Consultor 

    “O Insighters foi uma experiência única, incrível, impactante e transformadora! Cheia de aprendizados de valor infinito com pessoas de alta performance!” Vanessa Ishikawa Rasoto – Diretora Acadêmica – Câmara de Comércio Brasil Japão

    “O Insighters foi uma experiência muito enriquecedora. A possibilidade de aprender tecnicas de gestão e facilitação foi incrível e as conexões criadas com o grupo fizeram que a experiência fosse ainda mais rica.” Marina Pinheiro – Supervisora TAX Electrolux

    “O Insighters foi uma experiência incrível e transformadora, onde pude captar e desenvolver técnicas de facilitação aplicáveis ao nosso dia a dia profissional e pessoal, além de desfrutar da companhia de grandes profissionais e de poder dividir com eles o meu melhor e receber o melhor de cada um, na prática!  Frederico Groke – Diretor Comercial – Mão Colorida Comunicação Visual

    “O Insighters foi uma experiência marcante, feito com e por uma equipe muito diversa e competente. Me encontrei em um oceano amplo de novos pensamentos e percepções, receita certa para expandir horizontes. O  foco está no ser humano e suas interações, na apropriação de técnicas simples para solucionar questões delicadas e complexas.’ Elisa Souza – Business Controller – Volvo Bus

    “O Insighters foi uma experiência transformadora para mim, pois o aprendizado nesta jornada aconteceu de diversas formas, com palestras impactantes e experiências enriquecedoras que me fez entender melhor como buscar soluções simples para problemas complexos, com foco nas pessoas e em suas características.” Alberto Viana – Analista Financeiro na Divisão de Operações Br – Itaipu Binacional

    “O Insighters foi para mim um divisor de água pessoal e profissional. Uma jornada que me oportunizou viver o que entendo como aprendizagem significativa, ou seja, a teoria aliada às vivências. A aprendizagem a partir da teoria colocada em prática. Isso se deve ao propósito claro da jornada oferecida pela Universidade da Experiência, aliada aos profissionais qualificados que dispõe de um robusto arcabouço teórico e prático.”  Mariza Paz – Diretora Colégio Integral

     

    Finalidades do Programa Insighters:

    1. Evolução Progressiva e Consciente

    1.1. Através do Insighters, os participantes embarcam em uma jornada de evolução progressiva e consciente como facilitadores. Os resultados podem variar de acordo com a disciplina e a regularidade na aplicação do conhecimento adquirido a cada encontro.

    1.2. Durante o programa Insighters, uma nova mentalidade começa a se desenvolver à medida que a prática se intensifica. Os participantes aprofundam sua compreensão das técnicas sociais, indo além da aplicação mecânica. Isso se reflete na prática da facilitação no contexto empresarial, onde o domínio cognitivo das competências-chave abordadas no programa avança rapidamente.

    2. Eficiência e Eficácia Organizacional

    2.1. O Insighters impulsiona a inovação em gestão de processos, produtividade, qualidade, resolução de conflitos e comunicação assertiva, incluindo o desenvolvimento de habilidades “soft skills”.

    2.2. O programa efetivamente libera o potencial criativo dos participantes. Por exemplo, um profissional da área financeira, colaborando com colegas de RH, cria ambientes cooperativos que geram soluções inovadoras para desafios na área de engenharia. Os conhecimentos transferíveis adquiridos no Insighters representam um ganho significativo para a empresa.

    3. Expansão do Capital Intelectual

    3.1. Os participantes adquirem habilidades para apoiar, conduzir e lidar com processos de implementação de mudanças, seja nos negócios, na melhoria de processos ou no envolvimento efetivo das pessoas. Eles atuam como “pontes” que facilitam a rápida adaptação às mudanças, incentivando o engajamento ativo.

    3.2. Além disso, desenvolvem habilidades para estimular a descoberta de novos caminhos para questões desafiadoras em áreas específicas, promovendo a inovação e a aprendizagem organizacional.

    3.3. O programa valoriza a capacidade consultiva dos participantes para apoiar processos de mudanças organizacionais, permitindo o uso do conhecimento conceitual e prático adquirido durante a formação.

     

    O que inclui:

    • Material didático.
    • Cinco roteiros para cada uma da técnicas (para quê serve, como e quando usar, benefícios, recursos básicos e referência bibliográfica).

    Uma experiência empoderadora te aguarda.
    Garanta a sua vaga.

    Equipe de líderes facilitadores

    Voltar para o Topo